Quando há poucos anos os "Gato Fedorento" apareceram com o seu programa de humor "Diz que é uma espécie de magazine" e se descobriu que afinal era uma versão do tema Petite Mèche de Cheveux, de Claude François, não se falou noutra coisa: plágio.*
* O plágio é o acto de apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Diz que é uma espécie de magazine
Claude François - Petite Mèche de Cheveux
No caso dos "Gato Fedorento", é sabido que muitos dos sketchs que este grupo humorista apresentou foi inspirado em versões de humoristas estrangeiros. Aliás, algo muito comum nos concursos a que assistimos diariamente: "O Preço Certo", "Roda da Sorte", "Ídolos", "Chuva de Estrelas" e muitos outros são exemplo disso.
Em humor assistimos frequentemente a cópias de coisas originais e isso não é muito relevante. Agora, quando se têm creativos que são pagos para inovar e criar anúncios publicitários originais, mas que plagiam outros anúncios, aí o caso muda de figura. Parecem seguir a tendência de grande parte de músicos que vão buscar êxitos antigos e os transformam e adaptam ao estilo de música que praticam, beneficiando de um sucesso indevido.
Por que razão não oiço ninguém a comentar sobre a série de cópias de anúncios famosos operada pelo Sapo Fibra? Coca-cola, Martini, William Lawson são os exemplos mais marcantes:
Hora Coca-cola Light (Original)
Versus Sapo Fibra Light
William Lawson (Original)
Versus Sapo fibra
Martini Man (Original)
Versus Sapo Fibra
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