Claro que é discutível qualquer juizo como este que faço aqui, mas ninguém poderá negar que não foi dado o devido valor a Bana, cujo reconhecimento ficou esquecido e ofuscado pelo sucesso de outra personalidade inquestionável da música cabo-verdiana, que também faleceu recentemente: Cesária Évora.
Antes disso, já tinham falecido outros virtuosos instrumentistas e compositores, tais como Travadinha (violinista) ou Luís Morais (Saxofonista e Clarinetista).
Algumas músicas foram cantadas por vários artistas. Mas para mim, os temas Nho Antone Escaderode e Maria Barba, interpretados por Bana, que ouvi vezes sem conta durante a minha vida, por ser filho de pais cabo-verdianos, são as melhores versões!
É importante conhecer os instrumentos para saber distinguir os mesmos só pelo ouvido para apreciar melhor as mornas e coladeras. Reconhecer a riqueza instrumental no ritmo e nos solos, com a combinação perfeita de instrumentos de cordas (piano/órgão, violino, cavaquinho, viola-baixo, violão), de sopro (clarinete, trompete) e a percussão (reco-reco), sem esquecer a voz de Bana e dos coristas.
Selecção de Coladeras:
Bana - Pomba
Bana - Nho Antone Escaderode
Bana - Sema
Bana - Racha Vichi
Bana - Stapora do Diabo
Selecção de Mornas:
Bana - Cidália
Bana - Gote Pintode
Bana - Maria Barba
Bana - Tribute Final
Bana - Arca Azul
Sem comentários:
Enviar um comentário