Podiam ser as de Vivaldi, mas não. Refiro-me mesmo às estações do ano. Ano após ano deparamo-nos com um crescente desmoronamento dos padrões climáticos, mundialmente conhecidos e subdivididos - no Ocidente - em quatro fases: são elas Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Vejamos como se distribuem e o período de cada uma:
Hemisfério Norte:
- Dia 21 de Dezembro - Início do inverno
- Dia 21 de Março - Início da primavera
- Dia 21 de Junho - Início do verão
- Dia 21 de Setembro - Início do outono
- Dia 21 de Dezembro - Início do verão
- Dia 21 de Março - Início do outono
- Dia 21 de Junho - Início do inverno
- Dia 23 de Setembro - Início da primavera
Embora as estações do ano variem consoante o hemisfério, nas regiões temperadas do norte e sul, podemos ainda encontrar uma outra classificação em duas fases nos climas tropicais: a estação seca e a estação das chuvas. Outras culturas dividem as estações em cinco (China) ou em três (Índia).
Bom, mas tudo isto para referir que hoje-em-dia, já não podemos levar as datas convencionadas à risca, pois vivemos uma seca prolongada devido à falta de chuva que caracteriza a estação do Inverno. Os termómetros não param de subir e esperam-se 29ºC em pleno Inverno. Santarém será a cidade mais quente e vítima deste calor fora de época, deste Verão fora de época, pelo menos até amanhã (15-03-2012). Não é, pois, de estranhar que as pessoas rumem à praia e algumas, mais corajosas, dêem um mergulho.
Sem comentários:
Enviar um comentário