sábado, 22 de junho de 2013

Curiosidades: Chicória

in organomix.com.br
Sempre na procura de alargar o horizonte a nível de vegetais e beneficiando de conhecer uma pessoa que tem uma paixão pelo cultivo de todo o tipo de plantas medicinais ou para alimentação, desta vez aceitei o desafio de experimentar a chicória.


Sabendo que também é utilizada em sopas, as suas propriedades têm mais efeito se consumidas cruas. Assim, ingeri numa salada e devo dizer que a sua textura e sabores são distintos daquilo a que estamos habituados. Assemelha-se à rúcula no formato, mas com um sabor diferente (para melhor, na minha opinião). O que mais custa até é a textura, dado parecer que estamos a comer palha, uma vez que as folhas e o caule são aparentemente secos pela sua rigidez.

Definição: A Chicória (Cichorium intybus) é uma planta arbustiva perene, com tubérculos em forma de cenoura, normalmente utilizada após torrefacção e moagem, como substituto para o café ou na produção dos cafés de mistura. Existem outras plantas da família, tais como a endívia, o almeirão e o radicchio.

Propriedades medicinais: depurativo do fígado, estimulador do baço, corrector de problemas de visão em geral, fortalecimento dos ossos, dentes e cabelos, e activação das funções do aparelho digestivo (estômago e intestinos).

Culinária: As suas folhas, ricas em fibras, são consumidas cruas (saladas) ou cozidas (sopas).
Fonte: wikipedia.org

Sem comentários: