sábado, 1 de junho de 2013

Dia Mundial da Criança (01-06-2013)


Celebra-se hoje o Dia Mundial da Criança. No entanto, poucos devem saber que esta data foi, originalmente, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 20 de Novembro, por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.


Em Portugal, tal como noutros países, embora a data seja igualmente celebrada em datas diferentes, noutros países, o Dia Mundial da Criança é festejado no dia 1 de Junho porque Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus.

Assim, aproveita-se o primeiro dia do mês seguinte pela sequência lógica entre mãe e filho. Por outro lado, existe também um paralelismo com o facto de se comemorar o Dia da Mãe no primeiro Domingo de Maio.

Relativamente a actividades para, e com as crianças, a primazia é dada a jogos tradicionais ao ar livre, passeios e tudo o que, acima de tudo, estimule a participação das crianças, mas que permita a comunhão com os seus pais, familiares e amigos.

in correrporprazer.wordpress.com
Muito em voga está o aproveitamento da data para se efectuarem caminhadas, tirando partido da crescente sensibilização para esta actividade e dos inúmeros percursos e ciclovias construídos.

Para além dos benefícios ao nível da saúde mental e física, proporciona ainda o convívio, o contacto com a natureza.

A todos os interessados e aficionados desta modalidade, queiram consultar os seguintes endereços, onde poderão conhecer vários percursos:

Sem comentários: