sábado, 6 de julho de 2013

"As Misteriosas Cidades de Ouro" (2.ª Temporada)


As Misteriosas Cidades de Ouro foi uma série de desenhos animados que nasceu de uma co-produção entre a França e o Japão pelas empresas DIC, NHK Enterprises, a CLT e a MK. A série é baseada no livro O 5.º Rei, de Scott O'Dell. Foi escrita por Jean Chalopin e Bernard Deyriès. A realização é de Bernard Deyris, Edouard David e Hisayuki Toriumi. E a banda sonora pertence a Shuki Levy e Haim Saban. A série foi produzida entre 1982 e 1983.


Na sua essência, As Misteriosas Cidades do Ouro são um misto de História e ficção, em que no final de cada episódio é apresentado um pequeno documentário sobre as culturas sul americanas, focando-se em aspectos retratados no respectivo episódio.

História

A série começa em 1532 na cidade de Barcelona. Esteban um rapaz órfão de 12 anos vive ao cuidado de um padre e anda sempre metidos em confusões. Um dia o seu tutor morre e descobre algo sobre a sua verdadeira identidade. Em bebé foi resgatado por Mendonza, um marinheiro, enquanto estava num barco à deriva no Oceano Pacífico. Esteban tornou-se popular em Barcelona, pelo seu dom em trazer o sol perante más condições atmosféricas, ganhando o apelido de "filho do sol". Livre e ansioso pela a aventura, Mendonza convense-o a viajar com ele para o Novo Mundo (América), juntamente com Gomez e Gaspard, para procurarem a lenda as misteriosas cidades de ouro. Isto porque o pai de Esteban parece estar relacionado com as cidades de ouro. Durante a viagem Esteban conhece Zia, uma jovem Inca, que partilha o mesmo medalhão estranho que Esteban. Durante as suas aventuras conhecem ainda Tao, um rapaz descendente do Império de Mu. Juntos ambos irão decifrar enigmas e viver uma longa aventura cheia de descobertas e de perigo.

A série estreou em Portugal em 1985 na versão francesa com legendas em Português. Mais tarde voltou a repetir na RTP 2, durante o programa Agora, escolha!, no qual os telespectadores tinham dois programas para ver, tendo que escolher apenas um por tele-voto. No período em que se contabilizavam os telefonemas, via-se uma série e esta foi uma entre outras, tais como, Missão Impossível ou O Justiceiro. Mais recentemente, foi disponibilizada pela editora Planeta DeAgostini, conhecida pela comercializarção periódica de fascículos das mais variadas obras coleccionáveis, brinquedos, miniaturas, CD's, DVD's, entre outros produtos.

Genérico da série original (1983)

(Letra: Haim Saban; Música: Shuki Levy)

Introdução

Le 16 ème siècle.
Des quatre coins de l'Europe,
de gigantesques voiliers partent a la conquête du Nouveau Monde.
A bord de ces navires des hommes avides de rêves,
d'aventure et d'espace, a la recherche de fortune.
Qui n'a jamais rêvé de ces mondes souterrains,
de ces mers lointaines peuplées de légendes
ou d'une richesse soudaine qui se conquerrait
au détour d'un chemin de la Cordillère des Andes
 Qui n'a jamais souhaite voir le soleil souverain guider ses pas,
au coeur du pays Inca, vers la richesse et l'histoire des
Mystérieuses Cites d'Or!


Letra


Enfant du soleil

Tu parcours la terre le ciel

Cherche ton chemin
C'est ta vie, c'est ton destin
Et le jour, la nuit
Avec tes deux meilleurs amis
A bord du Grand Condor
Tu recherches les Cites d'Or

Ah ah ah ah ah
Esteban, Zia, Tao les Cites d'Or
aaaah ah ah ah ah
Esteban, Zia, Tao les Cites d'Or

Tou-dou dou-dou dou
Ah ah ah
Tou-dou dou-dou dou
les Cites d'Or

Enfant du soleil
Ton destin est sans pareil
L'aventure t'appelle
N'attends pas et cours vers elle ...

Ah ah ah ah ah
Esteban, Zia, Tao les Cites d'Or


in coulisses-tv.fr
As Misteriosas Cidades de Ouro (2.ª Temporada)

Entretanto, fui surpreendido com uma nova série (2013), Les Mystérieuses Cités D'Or 2.  Trata-se da segunda temporada desta série de culto, uma co-produção franco-japonesa de Jean Chalopin e Bernard Deyriè.

Em termos visuais, tudo se mantém fiel ao original, permitindo a todos os amantes destes desenhos animados recordar as personagens que marcaram as nossas infâncias. No entanto, são perceptíveis as melhorias gráficas, principalmente nos efeitos especiais, sem fugir à série original.

in en.lescitesdor.com
História (2.ª temporada)

A nova série surge como uma continuação das aventuras dos três amigos, EstebanZia Tao, sem esquecer o papagaio Pichu e ainda o capitão o Mendonza e os ajudantes Sancho Pedro, e começa novamente em Espanha. Daqui partem para a China, onde se desenrola toda a acção.

À semelhança da primeira série, no final de cada episódio é apresentado um pequeno documentário sobre os locais e culturas asiáticas.

Genérico da nova série (2013)

Sem comentários: