segunda-feira, 28 de maio de 2012

Zoo de Lisboa celebra 128º Aniversário


O Jardim Zoológico de Lisboa celebra o seu 128.º aniversário. Situado na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios - Lisboa, reúne um conjunto representativo de animais de todo o planeta, divididos entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e artrópodes.


O Zoo de Lisboa foi inaugurado em 1884 e situava-se no Parque de São Sebastião da Pedreira. Dez anos mais tarde foi transferido para os terrenos de Pavalhã, onde actualmente se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Só dezasseis anos mais tarde (1905) é que o Jardim Zoológico foi transferido para a sua actual localização.


Recordo-me de lá ir em criança, adolescente e já adulto. Ainda sou do tempo em que um elefante tocava um sino a troca de uma moedinha... Saudades!

Desde esse tempo o zoo evoluiu da predominância de jaulas para a recriação aproximada de habitats naturais de cada animal, em que as grades foram sendo progressivamente substituídas por fossos de água. Existem espectáculos educativos, proporciona-se a interacção com alguns animais* (ex: aves, répteis, golfinhos, leões marinhos, "animais da quinta") e são privilegiados tanto a preservação da natureza como a reprodução de espécies.

* Pessoalmente, tive o prazer de alimentar um tucano com a boca, literalmente. Perguntei ao tratador se poderia fazê-lo sem perigo. Coloquei a ração nos lábios e o tucano, com aquele bico monstruoso, mas com uma delicadeza fenomenal, retirou e comeu. Consegui, mesmo, o registo fotográfico desse momento singular (parque arco-íris).

Principais atracções: teleférico, comboio, baía dos golfinhos, alimentação de leões-marinhos, parque arco-íris (observação e alimentação de aves), alimentação de pelicanos, a quintinha, o bosque encantado (aves em vôo livre; cobras e lagartos) e o reptilário.

Sem comentários: