segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1 de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Sida

in escsex.wordpress.com
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado anualmente no dia 1 de Dezembro.

Sendo uma doença responsável por mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente nos países menos desenvolvidos de África, a celebração desta data tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a necessidade de prevenção contra o vírus da SIDA.

A iniciativa serve, igualmente, para manter presente a memória de todos os que permanecem infectados com a doença ou que já faleceram directamente ou de causas decorrentes da sua infecção.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981. É um vírus que ataca o sistema sistema imunológico de quem é infectado.

Formas de contágio:
  • Relações sexuais (sem o uso do preservativo);
  • Contacto com sangue infectado (ex: partilha de seringas);
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.

Segundo o Centro Regional de Informação das Nações Unidas, "cerca de 65 milhões de pessoas já foram infectadas pela SIDA, a qual causou a morte de mais de 25 milhões de pessoas desde que foi identificada pela primeira vez em 1981." (...) Todos os anos "registam-se cada vez mais novos casos de infecção pelo VIH do que propriamente mortes relacionadas com a SIDA, e à medida que o número de pessoas infectadas for aumentando, mais pessoas morrerão vítimas de doenças relacionadas com a SIDA." (...) "Todos os dias, há 1.800 crianças a nível mundial que são infectadas pelo VIH, na sua maioria recém-nascidos." (in unric.org)

Sem comentários: