quarta-feira, 11 de julho de 2012

Grandes "Gaffes" (1)

in rickytrek1.deviantart.com

Jimi Hendrix (James Marshall Hendrix) e Bob Marley (Robert Nesta Marley) foram dois grandes nomes do panorama mundial da música.


O primeiro foi guitarrista, cantor e compositor norte-americano, encabeçou a Jimi Hendrix Experience e, mais tarde, a Band Of Gipsys. Os seus estilos musicais eram o rock e blues. É considerado para muitos críticos o melhor guitarrista da história do Rock [para mim, é e será o melhor guitarrista de todos os tempos]. Nasceu a 27 de Novembro de 1942, tendo falecido a 18 de Setembro de 1970 (27 anos),  vítima de asfixia do seu próprio vómito, após ter consumido vinho tinto e comprimidos para dormir.

O segundo foi também guitarrista, cantor e compositor jamaicano, considerado o rei do reggae. Após se aventurar com relativo sucesso na música, depressa formou, juntamente com Neville Livingstone (Bunny Wailer) e Peter Tosh, os Teenagers e pouco tempo depois os The Wailing Wailers, juntamente com duas cantoras (Junior Braithwaite e Beverly Kelso); após a sua saída, o trio composto por Bob, Bunny e Peter passou a chamar-se The Wailers, passando pelos estilos ska, rocksteady e, por fim, o reggae. Nasceu a 6 de Fevereiro de 1945 e faleceu a 11 de Maio de 1981 (36 anos), vítima de cancro no cérebro, pulmões e estômago.


Após a morte de ambos, multiplicaram-se os artigos de merchandising, de que estas camisolas são um exemplo e que conseguem transmitir uma certa semelhança física entre estes dois ícones da música. Ambos eram negros, no entanto, há pormenores que os distinguem, desde o género musical que tocaram, à idade e aos penteados: Jimi Hendrix usava o cabelo comprido formando uma espécie de capacete, uma característica da carapinha; Já Bob Marley, após converter-se ao rastafarianismo, usava longas e grandes tranças (dreadlocks), a aparência com que a maioria das pessoas conhece ou se lembra.

Posto isto, não se compreende tamanha gaffe (abaixo), com a agravante de se tratar de uma tatuagem!

Sem comentários: