sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um gesto contra a fome (18-07-2012)

in abola.pt

Esta Quarta-feira, no Estádio da Luz, a Fundação Benfica e a Fundação Luís Figo, num esforço conjunto, proporcionaram um espectáculo de futebol entre o plantel do Sport Lisboa e Benfica e grandes nomes do futebol mundial, alguns dos quais tiveram a oportunidade de jogar ou treinar* o clube "encarnado" no passado.


* Nota: O treinador da equipa adversário, Selecção Luís Figo & Resto do Mundo, foi orientada por Sven-Goran Eriksson, treinados que foi três vezes campeão ao serviço do Benfica.

O onze inicial dos "encarnados" foi composto por Paulo Lopes na baliza, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo no eido defensivo, o trinco Javi García, Carlos Martins, Gaitán, Olah John, Saviola e Rodrigo Mora. Após a troca de Carlos Martins por Rui Costa, o Maestro, foi a vez de rodar os restantes  jogadores: Artur, Mika, Jardel, Miguel Vítor, Luisinho, Djaló, Witsel, Cardozo, Nolito, Hugo Vieira, Bruno César.

Do outro lado, nomes como Ronaldo, o Fenómeno**, Luís Figo, Pauleta, Davids, Cannavaro, Boa Morte, Belletti, Dwight Yorke, jogadores que também passaram pelo Benfica, como Paulo Futre, Petit, Rui Costa, Dimas, Fernando Meira, Roger, e ainda o actor Fernando Mendes (Selecção Luís Figo), o animador da Rádio Comercial Pedro Pereira (Benfica) e o humorista Ricardo Araújo Pereira (Benfica). De referir que Rui Costa trocou de camisola (e de campo) na 2ª parte.

** Nota: Não podia deixar passar em claro a atitude de Ronaldo, também premiado com o título de melhor jogador do mundo no seu tempo, afastado devido a sucessivas lesões no joelho, interrompeu as férias para viajar até Lisboa e participar neste evento; com a agravante de ser ter lesionado no aquecimento, mas mesmo assim, ainda jogou uns minutos. O mesmo não se pode dizer de Cristiano Ronaldo que recusou interromper as suas férias para se aliar a esta nobre causa. Mais uma vez, a diferença está numa questão de humildade.

Mais do que o resultado, importava mesmo era o espectáculo e o gesto de solidariedade. Ainda assim, o Benfica esteve bem e derrotou a equipa de estrelas da Fundação Luís Figo por 5-1. Do lado dos "encarnados" marcaram Olah John (1-0), Rodrigo Mora (2-0 e 3-0), Mantorras (4-0) e Hugo Vieira (5-0). Dwight Yorke reduziu através de uma grande penalidade (5-1).

in abola.pt

Um gesto contra fome, assim se chamou a iniciativa que levou ao Estádio da Luz mais de 33 mil adeptos, cujos ingressos reverte para famílias carenciadas. O jogo serviu também para homenagear Pedro Mantorras proporcionando-lhe o último jogo com a camisola do Benfica, uma merecida despedida.

Deixo-vos agora algumas afirmações dos intervenientes logo após o término do jogo:



Ricardo Araújo Pereira: "De um lado estavam alguns dos melhores jogadores do mundo; do outro, os amigos do Figo."

Jorge Jesus: “Foi uma festa bonita, nobre.”

Sem comentários: