sábado, 8 de novembro de 2014

Grandes "Gaffes" (4)


O jornalismo rege-se por um código de ética a que se dá o nome de deontologia: um jornalista é um «profissional que trabalha em comunicação social, exercendo funções de pesquisa, recolha, selecção e tratamento de factos, notícias ou opiniões, através de texto, imagem ou som, destinados a ser divulgados através de publicações, agências noticiosas, televisão ou rádio» (in infopedia.pt).

Deste modo, é fundamental que o profissional de jornalismo tenha um compromisso com a verdade dos factos, divulgando apenas informações reais e baseadas em factos que sustentam as suas afirmações.

in jornaisdodia.com
Ora não o que aconteceu com o Jornal Record, cuja 1,ª página da edição de 6 de Novembro de 2014: Aqui pode ler-se a afirmação «Há 20 anos que uma equipa portuguesa não marcava 4 golos a um adversário alemão».

Não é preciso recuar muito para contrariar tamanha gaffe. A ânsia de enaltecer o feito do Sporting cegou o autor desta frase, pois FC Porto (2006) e SL Benfica (2010) já o haviam conseguido no passado recente:

in zerozero.pt
Detalhe aqui.

in zerozero.pt
Detalhe aqui.

Mais grave é que o mesmo jornal tem esta 1.ª página quando da elhor vitória de um clube português diante de um adversário alemão, uma vez que o Benfica não sofreu nenhum golo:

in facebook.com

Sem comentários: