quinta-feira, 8 de março de 2012

Bissextos

A cada 4 anos, o mês de Fevereiro tem 29 dias. Curioso, não? Então e o que acontece a quem tem a sorte ou azar de nascer neste dia? Como é que se poderá festejar um aniversário?


Pois é, não é fácil responder a esta pergunta, pois a palavra "aniversário" é a repetição do dia e do mês em que se dá um nascimento, neste caso, com periodicidade anual.

Ora, no caso de pessoas nascidas em anos bissextos (*), o correcto será chamar-lhe de "quadrianiversário", pois apenas de 4 em 4 anos se repete a data do seu nascimento.

(*) Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Faz-se isto para que se mantenha o calendário anual ajustado com o movimento de translação da Terra à volta do Sol ano e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. Cada ano tem a duração de 365,25 dias “sobrando” todos os anos seis horas. Ora de quatro em quatro anos, essas seis horas dão lugar ao dia 29 de fevereiro. O presente ano (2012) é bissexto. O próximo será em 2016.
Enviar um comentário