terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lição de Português: "Televisionar"


A Lição de Português de hoje é sobre uma calinada como só quem trabalha em directos comete. Desta vez a vítima foi o comentador desportivo Rui Santos.


Logo a seguir ao jogo que opôs o SL Benfica e a Académica, que terminou na vitória po 1-0 da equipa comandada por Jorge Jesus, Rui Santos teceu vários comentários acerca da partida, com especial ênfase no capítulo disciplinar. Claro que só poderia falar no penalti assinalado a 2 minutos do final da partida, em período de descontos e que permitiu que Lima convertesse, dando a vitória ao Benfica.

O curioso é que, na análise ao lance, só não foi mostrada a única repetição esclarecedora: a partir da linha do fundo. E assim o seu argumento foi o de que Gaitan e João Dias se agarraram mutuamente, não havendo lugar à marcação de grande penalidade. Só que o que a tal filmagem mostra é que, primeiro, João dias puxa a camisola de Gaitan, desequilibrando-o, e o avançado benfiquista, já em queda, agarra a camisola do adversário. Outra curiosidade foi o comentário do guarda-redes da Académica, Ricardo, que, de certa forma, não nega a existência do penalti quando afirma que "os jogadores, por vezes, fazem coisas sem pensar".


Então, Rui Santos proferiu uma calinada ao afirmar "todos os que televiram...", referindo-se aos telespectadores que assistiram ao jogo pela TV. Mais grave, é que repetiu o erro logo a seguir.

Ora, não existe nenhum verbo "telever". Como tal, não pode existir o pretérito perfeito (vulgo forma verbal no "passado"). Poderia ser que o Rui Santos quisesse dizer "televisar", que também não existe. Caso contrário, o significado seria totalmente diferente: "visar" (apontar a; mirar; ter em vista; ter por fim; referir-se a). in infopedia.pt

O que Rui Santos quereria dizer, seria, certamente, a palavra "televisionar". No entanto, enganaria-se mais uma vez, pois o seu significado é: transmitir pela televisão. Assim, estaria a afirmar "todos aqueles que transmitiram pela televisão...", o que levantaria a questão da exclusividade das transmissões de jogos pela Sport TV.

Sem comentários: