terça-feira, 5 de agosto de 2014

Homenagem a Oscar "Tacuara" Cardozo

in abola.pt
Óscar Tacuara Cardozo é um futebolista esquerdino natural do Paraguai que joga na posição de ponta-de-lança e que representou as cores do Sport Lisboa e Benfica nas últimas sete temporadas. Conhecido no seu país pela alcunha de La Bomba Descaída, cedo despertou o interesse de clubes europeus como o Valência, Werder Bremen ou o Benfica, com quem assinou contrato no verão de 2007.



As suas principais características são o potente pé esquerdo, com uma forte técnica, forte jogo aéreo e a qualidade de especialista na marcação de livres directos e penalties. Estas qualidades valeram-lhe a entrada na história do clube "encarnado" ao tornar-se na terceira contratação mais cara de sempre do clube. A sua transferência custou 9,1 milhões de euros aos cofres da Luz, ficando apenas atrás das contratações de Simão Sabrosa (13 milhões) e Toto Salvio (13,5 milhões).

No plano desportivo, também escreveu o seu nome na lista de melhores marcadores do clube ao tornar-se no melhor marcador estrangeiro de sempre.

in facebook.com
2007-2008: Época de estreia
Foi o melhor marcador, assinando 23 golos em todas as competições, num plantel que terminou a época apenas em 4.º lugar.

Época 2008-2009
Apesar de ter perdido a titularidade para David Suazo, voltou a ser o melhor marcador da equipa, depois de beneficiar da lesão da aposta de Quique Flores, terminando o campeonato como segundo melhor marcador da liga, com 17 golos. O Benfica conquistou a segunda edição da Taça da Liga.

Época 2009-2010
A entrada de Jorge Jesus para o comando técnico, conquistou definitivamente a titularidade e, mais uma vez, repetiu a dose, conseguindo ser de novo o melhor marcador do Benfica. Mas desta vez essa vitória traduziu-se na conquista da Bola de Prata, ao apontar 26 golos. Foi ainda o melhor marcador da Liga Europa. Nesse ano sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional pelo ao serviço do Benfica. Foi ainda eleito o melhor jogador a actuar no campeonato português pelo website FTBL.com e pelos leitores do Jornal de Notícias. O Benfica conquistou a 2.ª Taça da Liga.

Época 2010-2011
Alcançou o sueco Mats Magnusson na liderança da tabela de melhores marcadores estrangeiros da história dos encarnados, num jogo frente ao Olhanense. O Benfica conquistou a 3.ª Taça da Liga.

Época 2011-2012
Voltou a repetir a conquista da Bola de Prata, depois de apontar 20 golos. O Benfica conquistou a 4.ª Taça da Liga.

Total de Jogos e Golos marcados entre 2007 e 2013
in wikipedia.org
As suas prestações permitiram-lhe ainda a estreia na selecção do seu país, tendo jogado na Copa América (2007) e no mundial da África do Sul (2010).

2013-2014: Última época completa
Depois de uma fase muito produtiva, Cardozo decaiu um pouco, mas foi sempre marcando golos decisivos, sobretudo quando os outros avançados não o conseguiam fazer. E foi mesmo decisivo na última época (2013-2014), nomeadamente na primeira fase do campeonato, permitindo ao Benfica recuperar o mau início de época.

No jogo em que viria a lesionar-se nas costas, frente ao rival Sporting, Cardozo assinou o seu último hat-trick (o oitavo com a camisola das "águias"), eliminando os "leões" da Taça de Portugal. A lesão afastaria Tacuara dos relvados por um longo período, obrigado Jorge Jesus a uma alteração ao seu esquema de jogo, mantendo dois avançados, mas ambos móveis. Quando Cardozo voltou à equipa, nunca mais conseguiu enquadrar-se, tornando-se no elo mais fraco.

in facebook.com
Cardozo ao lado de Rui Costa no funeral do "Rei" Eusébio, à chuva .
Apesar de tudo, ainda deu para voltar a celebrar o seu 2.º Campeonato Nacional, a 1.ª Taça de Portugal e a 5.ª Taça da Liga. 2013-2014 premiou o paraguaio com a conquista do "triplete" inédito, pecando apenas pela derrota do Benfica em anos consecutivos na final da Liga Europa, diante de Chelsea (2-1) e Valencia (4-2, g.p.), respectivamente.

«Tenham cuidado,
Ele é perigoso,
Ele é o Oscar
Tacuara Cardozo!»


Sem comentários: