segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lição de Português: Um minuto de Silêncio


Nos dicionários Porto Editorsa, pode-se ler na descrição da palavra "Silêncio" a seguinte definição: estado de uma pessoa que cessou ou se abstém de falar ou de produzir qualquer som; ausência de ruído.


Quando num jogo de futebol se faz um minuto de silêncio em honra de alguém que faleceu, é isso mesmo que se pede, si-lên-ci-o!

Então, por que carga de água é que as pessoas (público) batem palmas? Há uma diferença entre um minuto de total (ou quase) ausência de ruído para um minuto com todos as baterem palmas!

Isto é pura ignorância daqueles que batem palmas por tudo e por nada. O que me lembra, por exemplo, quando assistimos a um concerto de música erudita (vulgo, clássica), em que uma composição é dividida em andamentos (allegro, allegro ma non troppo, etc.) e que no final do primeiro andamento já toda a gente (quem desconhece, obviamente) está a bater palmas até perceber (ou não, que é o mais comum) que está a cometer um erro tremendo e que a apresentação ainda não terminou!

Enfim, o povo português adora bater palmas e é incapaz de aguentar um minutinho sem fazer qualquer espécie de barulho...

Sem comentários: