sábado, 4 de outubro de 2014

04 de Outubro: Dia Mundial do Animal

in naturezaverdemais.blogspot.com
O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de Outubro.


A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas que teve lugar em Florença. A escolha do dia 4 baseou-se no facto deste ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Este ano, em Portugal, a data foi precedida de uma excelente notícia para todos os amantes e defensores dos direitos dos animais: a partir do dia 1, passou a ser crime maltratar os animais.

Durante esta celebração procura-se sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais, bem como para a preservação das espécies. Para tal, os estabelecimentos de ensino são normalmente os locais mais visados, uma vez que são responsáveis por grande parte da educação dos cidadão.

Macho adulto de tartaruga da espécie
Pseudemys Concinna HieroglyphicaIdade: 13 anos
E a propósito, este dia recorda-me os anos em que partilhei na escola do meu filho, juntamente com outros animais de estimação, um exemplar da "tartaruga hieroglífica" (Foto acima). Era curioso ouvir vezes sem conta a admiração dos educadores de infância, mas principalmente das crianças e seus pais, pelo tamanho e a boa saúde demonstrada. Sem dúvida, um orgulho para mim.

Neste dia, também se assinala o Dia do Médico Veterinário.

Sem comentários: