sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 de Outubro: Dia Mundial da Poupança

in meababel.blogspot.com
O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de Outubro.


O Dia Mundial da Poupança foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e assim evitar situações de sobre-endividamento.

A origem desta data remonta a Outubro de 1924, durante o 1.º Congresso Internacional de Economia, em Milão.

Poupança (ir)real

Diariamente, somos bombardeados com promoções, descontos, saldos. Sobretudo nas grandes superfícies, uma parte das promoções surge em desconto imediato ou "preço riscado", mas a grande maioria está associada a cartões-fidelidade.

Neste caso, é frequente receber-se no acto de uma compra talões de desconto, assim como estes podem ser recebidos por correio, mas os descontos nem sempre dizem respeito a produtos de que necessitamos, levando-nos a gastar desnecessariamente.

Em alguns casos, isto não representa poupança nenhuma, na medida em que o valor que é "guardado" no cartão é gasto no acto de pagamento da compra. A única vantagem é que esse valor fica disponível para uma compra futura. Ou seja, no momento somos levados a dar mais dinheiro por algo que, muitas vezes não precisamos e acabamos por ser levados pela ilusão de estarmos a poupar.

Outro caso são os cartões de pontos, em que é necessário gastar largas centenas de euros para ter direito a pseudo-desconto que nos parece bastante elevado.

Dica: quando for às compras, poupe-se a enganos e compre apenas o que necessita e não se esqueça de frequentar vários estabelecimentos em busca da melhor oferta ao melhor preço.

Sem comentários: