quarta-feira, 6 de março de 2013

Morreu Hugo Chávez


O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira, aos 58 anos, num hospital militar em Caracas, na sequência de complicações após a quarta operação ao cancro, anunciou o vice-presidente Nicolás Maduro.


“Às 16h25 [20h55 em Lisboa] morreu o Presidente comandante Hugo Chávez. A toda a sua família transmitimos a nossa dor e a nossa solidariedade”, disse Maduro, num depoimento emocionado. “É uma tragédia histórica aquela que hoje toca a nossa pátria. Apelamos a todos os nossos compatriotas a serem os vigilantes da paz, do amor e da tranquilidade da pátria. Queridos compatriotas, muita coragem, temos que crescer por cima desta dor”, afirmou. (...)

Hugo Chávez era Presidente da Venezuela desde 1999 e ganhou todas as eleições em que participou desde então. Foi reeleito em Outubro para mais um mandato de seis anos, mas não chegou a tomar posse. (...)

Há muito que se especulava sobre o estado de saúde do líder venezuelano. (...) Hugo Chávez padecia de cancro desde Junho de 2011 e foi sujeito a quatro operações em Cuba, a última das quais a 11 de Dezembro.
in publico.pt

Não sendo partidário de qualquer ditadura, não deixo de reconhecer Hugo Chávez como uma personagem carismática da história latino-americana, tal como Fidel Castro ou "Che" Guevara. Chávez fica ainda na história por ter tido a coragem de chamar de diabo a George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos da América, em plena sessão da Nações Unidas. E reconheça-se que Bush era mesmo um "palhaço", com a sua gestão posta a descoberto no filme-documentário Fahrenheit 9-11.

Sem comentários: