segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Descubra as semelhanças... (137)

A história do cinema está de casos de plágio... Pelo menos é o que pode afirmar quem viu o filme de horror espanhol [Rec], de 2007, surpreendendo-se no ano seguinte com a produção norte-americana do filme Quarentena (2008).

Basicamente, a sinopse é a mesma num e noutro filme: Uma equipa de reportagem segue um grupo de bombeiros, enquanto estes fazem um saída nocturno. A repórter e o cameraman acompanham os bombeiros, que são encaminhados a um condomínio para salvar uma senhora supostamente presa no seu apartamento, gritando e deixando os vizinhos assustados. Ao entrarem no edifício, todos se deparam com a mulher com um misterioso vírus de raiva. Após atacar um dos bombeiros a infecção alastra-se, levando a que todos fiquem presos dentro do prédio para que a doença não propague. A equipa de reportagem decide filmar tudo o que acontece, ao mesmo tempo que procura salvar-se.

Para atestar esta constatação, vejamos a cena final de cada um dos filmes:

[Rec]
(2007)

Quarantine
(2008)


Uma última consideração: Quarantine é considerado um remake de [Rec]. No entanto, embora possam ocorrer remakes de produções bem sucedidas separadas por curtos períodos de tempo (poucos meses ou anos de diferença), para mim, só o facto de se tratarem de filmes de países diferentes, faz com que se trate de um plágio.

P.S. - A propósito, neste caso, o filme original espanhol é muito melhor que o remake norte-americano!

Sem comentários: