segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

20.ª Jornada da 1.ª Liga: SL Benfica 1-0 V Guimarães

in abola.pt
A equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, esta noite, o V. Guimarães pela vantagem mínima, em jogo a fachar a 20.ª jornada do Campeonato Nacional. Markovic foi o elo mais forte.


Beneficiando da derrota do FC Porto, o Benfica sabia que não podia deseerdiçar mais uma oportunidade de se distanciar do seu rival. Nesta medida, foi com naturalidade que cedo assumiu as despesas do jogo.

Logo nos instantes iniciais, Rodrigo teve no seu pé esquerdo a oportunidade para inaugurar o marcador, mas Douglas defendeu para canto.

No entanto, a entrada fulgurosa das "águias" ficou abalada a partir do quarto minuto, quando Enzo Perez e Jardel chocaram violentamente, cabeça com cabeça, numa disputa de bola. O lance deixou Jardel muito mal tratado, sangrando abundantemente. A paragem acabaria por quebrar, e de que maneira, o ritmo do Benfica, que depois do reatar da partida, pareceu mergulhar numa apatia prolongada.

Foi então que surgiu um jogador a sacudir este estado de adormecimento colectivo.  Markovic iniciou uma série de lances desequilibradores até que, aos 40', assistido por Rodrigo marcou um golo de se lhe tiarr o chapéu! O jovem sérvio, rápido que nem uma flecha, recebeu a bola na grande área, picando-a por cima de Douglas, para depois dominar com a coxa e empurrar para o fundo da baliza.

O Benfica passava assim para a frente com inteira justiça no marcador.

A segunda parte acabou por ser marcada por uma maior contenção por forma a gerir o esforço, tendo em conta o jogo da segunda mão da Liga Europa já na próxima Quinta-feira frente ao PAOK de Salónica. O que permitiu ao Vitória aventurar-se mais na frente.

No entanto, a defesa mostrou-se atenta e Oblak demonstrou segurança, mantendo a sua baliza intransponível.

A quinze minutos do fim, Lima desperdiçou nova oportunidade, atirando ao lado. Pouco depois acabaria por dar o seu lugar a Rúben Amorim.

O jogo marcou ainda o regresso de Salvio a jogos do Campeonato, tendo rendido Sulejmani aos 69'. Markovic foi o homem do jogo, mas a minha homenagem vai para Jardel pela sua coragem e entrega a jogar mesmo lesionado e depois de assistido repetidamente na senda de estancar o sangue do corte sofrido.

Com esta vitória, o Benfica consolida a liderança com 49 pontos, alargando a vantagem para o Sporting (44) e o Porto (42).

Sem comentários: