sexta-feira, 21 de março de 2014

2.ª Mão dos Oitavos-de-final da Liga Europa: Benfica 2-2 Tottenham

in facebook.com
O Benfica empatou, em casa, com o Tottenham por 2-2, garantindo o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa. Garay e Lima foram os autores dos golos.


Num final de tarde e princípio de noite em que se esperavam dificuldades acrescidas perante uma equipa forte como o Tottenham, a vantagem trazida de Londres levou Jorge Jesus a mexer no onze inicial, apenas mantendo o guarda-redes e o eixo defensivo.

Assim, alinharam Oblak na baliza; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Siqueira na defesa; Ruben Amorim e André Gomes no meio campo; Sulejmani à esquerda (Markovic, 90’+2); Salvio à direita; Djuricic no meio (Enzo Perez, 70’); e na frente, Cardozo (Lima, 75’).

in facebook.com
A confortável vantagem  de 1-3 fazia antever uma eliminatória fácil. E mais ficou quando Ezequiel Garay inaugurou o marcador aos 33 minutos, dando às "águias" uma vantagem de três golos no resultado agregado (1-4). Salvio trabalha bem na direita e pica a bola para o coração da área do Tottenham, onde aparece Garay em antecipação e cabeceia sem hipótese para Brad Friedel. Estava feito o 1-0, resultado com que se chegaria ao intervalo.

No reatar da partida, os encarnados continuaram a dominar o Tottenham, chegando a criar algumas oportunidades que rematariam definitivamente a eliminatória. O Benfica vencia e a formação visitante não mostrava ter argumentos para contrariar esta tendência.

Aos 71' JJ resolve mexer na equipa, tirante Djuricic e colocando em campo Enzo Pérez. Mas o argentino não entrou bem (aliás, pare estar a cair de forma) e a partir daqui o Benfica perdeu a consistência defensiva no meio campo, subtraindo ainda a ligação ao ataque.

Aos poucos o Tottenham foi subindo e ameaçando Oblak. Até que, aos 78', Maxi Pereira facilita e Chadli surpreende o guardião "encarnado" com um remate à entrada da área, empatando a partida (1-1). Bastou um minuto para o mesmo jogador fazer a reviravolta no marcador (1-2), num lance que teve início noutra falha, desta feita por Luisão.

A 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, o Tottenham relançava-se a discussão da eliminatória. Bastava um golo para levar o jogo para prolongamento e o Benfica revela-se com pouca capacidade de resposta.

in facebook.com
Já nos descontos (90'+2), Oblak nega o empate da eliminatória a Sigurdsson com a defesa da noite. E na resposta, Lima é atropelado por Sandro dentro da área do Tottenham. Penalti assinalado que o próprio Lima se encarregou de converter, garantindo o empate e os quartos-de-final. O estádio da Luz pôde finalmente respirar de alívio.

Resultado final: 2 para o Benfica, 2 para o Tottenham (5-3 no total), numa noite em que se sofreu sem necessidade. As águias rumam aos quartos-de-final onde defrontarão o AZ Alkmaar. A primeira mão realiza-se a 3 de Abril, na Holanda.

Sem comentários: