terça-feira, 2 de julho de 2013

A Taça das Confederações


A propósito da última Taça das Confederações (2013), cujo vencedor foi o Brasil, que bateu a Espanha por 3-0, no seu país e no e renovado Estádio do Maracanã, nunca tinha percebido quais os critérios na escolha das selecções participantes.

in abola.pt
Ora, a TC é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre selecções, disputado em intervalos de 4 anos (é assim desde 2005, pois antes acontecia a cada 2 anos).

Os participantes são os seis campeões continentais, mais o país-sede e ainda o campeão mundial, perfazendo um total de oito países. Agora percebo por que é que nunca vi Portugal nestas andanças!

Desde 2001 que o torneio tem servido de preparação do país-anfitrião de cada campeonato mundial, proporcionando competição à sua selecção nacional, já que estas ficam isentas de disputar uma vez que não disputas a fase de qualificação de cada grupo.
in wikipedia.org

in tvi.iol.pt
Entretanto, quem ouviu as notícias, o Brasil foi também palco de inúmeras manifestações de protesto, algumas delas bastante violentas, provocando o caos nas ruas brasileiras, com pilhagens e confrontos com a polícia. No entanto, houve uma grande parte da população que aproveitou o facto do mundo se centrar nesta competição para pacificamente mostrar o seu desagrado com a corrupção e os avultados gastos na construção de estádios e infraestruturas, tendo em vista a realização do Mundial de futebol em 2014.

Sem comentários: