terça-feira, 23 de julho de 2013

Curiosidades: O Azeite

in vidarural.pt
O azeite é um produto alimentar extraído das azeitonas que são o fruto das oliveiras. Geralmente é utilizado como tempero de saladas, carnes, peixes.

Breve História


Sabe-se que as oliveiras eram cultivadas desde há cerca de seis mil anos antes de Cristo (Era Terciária). Existem inclusive registos no Antigo Testamento.

A sua utilização era muito abrangente e não se resumia apenas aos termos culinários. Neste capítulo, os estudos das propriedades do azeite, levadas a cabo sobretudo pelos gregos e romanos, conduziram à descoberta de várias outras aplicações, servindo de medicamento, bálsamo, perfume, combustível para iluminação (tochas, lamparinas), lubrificante (alfaias) e impermeabilizante de tecidos. O azeite foi ainda utilizado para fins religiosos, tendo os judeus introduzido o seu uso em sacrifícios e sacramentos.

Em Portugal, os registos históricos indicam que a sua cultura se fazia já com grande expressão no século XII, tendo sido um dos primeiros produtos a ser exportado e a servir de moeda de troca, juntamente com o sal.

Uso culinário

Normalmente, o azeite é avaliado em função do grau de acidez. O azeite meno ácido é indicado para saladas, legumes e carnes brancas, enquanto que o azeite com maior acidez deve ser usado em carnes vermelhas e cozidos.

in wikipedia.org
Benefícios

O azeite de oliveira possui várias substancias benéficas para a saúde, destacando-se as seguintes:

  • Reduz a quantidade de mau colesterol (LDL);
  • Reduz o risco de enfarte;
  • Reduz o risco de AVC;
  • Previne oxidações biológicas.

Sem comentários: