segunda-feira, 15 de julho de 2013

Homenagem a Bana (Adelino Gonçalves)


Depois da triste notícia do falecimento de Bana, que muito aprecio e que considero ser o melhor cantor cabo-verdiano de sempre, publico aqui as minhas dez músicas preferidas de Bana, cinco mornas e cinco coladeras.


Claro que é discutível qualquer juizo como este que faço aqui, mas ninguém poderá negar que não foi dado o devido valor a Bana, cujo reconhecimento ficou esquecido e ofuscado pelo sucesso de outra personalidade inquestionável da música cabo-verdiana, que também faleceu recentemente: Cesária Évora.

Antes disso, já tinham falecido outros virtuosos instrumentistas e compositores, tais como Travadinha (violinista) ou Luís Morais (Saxofonista e Clarinetista).

Algumas músicas foram cantadas por vários artistas. Mas para mim, os temas Nho Antone Escaderode e Maria Barba, interpretados por Bana, que ouvi vezes sem conta durante a minha vida, por ser filho de pais cabo-verdianos, são as melhores versões!

É importante conhecer os instrumentos para saber distinguir os mesmos só pelo ouvido para apreciar melhor as mornas e coladeras. Reconhecer a riqueza instrumental no ritmo e nos solos, com a combinação perfeita de instrumentos de cordas (piano/órgão, violino, cavaquinho, viola-baixo, violão), de sopro (clarinete, trompete) e a percussão (reco-reco), sem esquecer a voz de Bana e dos coristas.

Selecção de Coladeras:

Bana - Pomba

Bana - Nho Antone Escaderode


Bana - Sema


Bana - Racha Vichi

Bana - Stapora do Diabo

Selecção de Mornas:

Bana - Cidália

Bana - Gote Pintode

Bana - Maria Barba

Bana - Tribute Final

Bana - Arca Azul

Sem comentários: