sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Beba Isto Com Açúcar"

in commons.wikimedia.org

O café expresso é uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente pelo café moído. Um café expresso bem tirado possui corpo e espuma, sem a qual esta bebida perde a sua "alma", tal como uma cerveja servida à pressão. Foi criado e desenvolvido na Itália (caffè espresso) no início do século XX, sendo atribuída ao milanês Luigi Bezzera em 1901.


Pedir um café na Itália (un caffè) é entendido como pedir um expresso. No entanto, em vários países da Europa, pedir um café significa pedir café fraco semelhante aos efectuados em cafeteiras eléctricas, muito diluído e, como tal, bastante aguado.

Em Portugal, quando se pede um café, é servido um café expresso, termo mais comum actualmente com a proliferação de máquinas especialmente criadas para o consumidor e uso doméstico, com recurso a cápsulas (1 para cada chávena de café).

Em Lisboa, o termo tradicional para designar o café espresso é "bica". Esta designação pode ter origem, por um lado, no nome que se dá à peça por onde o café é filtrado, tal como a torneira de uma fonte. Outra explicação apontada refere-se ao facto do café ser amargo. Pelo que se utilizaria a expressão "beba isto com açúcar", cujas siglas formam o termo "BICA".

No Porto, ainda é possível ouvir a expressão "cimbalino", que deriva da marca das máquinas de fazer expresso então utilizadas: La Cimbali.
in wikipedia.org

Sem comentários: