segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quem se põe a jeito, sofre as consequências

in facebook.com
in facebook.com
in facebook.com
No desporto há que saber lidar com as derrotas e, quando não se ganham títulos, não há nada melhor do que encarar as perdas com humor.

O futebol tem destas coisas. Calha a vez a todos. Em Portugal, já acontecera ao Sporting CP, sob o comando técnico de José Peseiro. Este ano, foi a vez do SL Benfica, sob a alçada de Jorge Jesus. Em 12 dias apenas, o Benfica perdeu o Campeonato Nacional, a Liga Europa e a Taça de Portugal.

E agora, será que JJ tem condições para se manter à frente do maior clube do mundo? Aqueles que o apoiam, em que me incluo eu próprio, continuarão a fazê-lo?

Na minha sincera opinião, por um lado, considero que JJ deveria apresentar a sua demissão, um pouco à semelhança do que deu a entender querer fazer depois da derrota na final da Liga Europa. Assim, se o Presidente Luís Filipe Vieira mantiver a sua palavra e der o seu voto de confiança, pode ser que a grande maioria da massa associativa siga o exemplo, mas tenho as minhas sinceras dúvidas.

Claro que o trabalho desenvolvido por JJ tem sido notável, em termos de potenciar e valorizar jogadores, inventando alguns deles para posições onde nunca jogaram. Algumas invenções resultaram, outras não. Mas não chega, pois não se admite que com o orçamento e o plantel que teve ao longo dos últimos quatro anos, não tenha ganho rigorosamente nada na melhor época do clube sob o seu comando.

Acho que o ideal era ter um novo treinador, sem que o JJ se afastasse do clube. Por exemplo, com JJ a comandar a equipa B para formar e lançar jogadores na equipa principal. Seria bom, mas não creio que ele aceite isso.

No entanto, prefiro que ele se mantenha como treinador principal do Benfica, só que à mínima falha, seja um mero empate, sujeita-se a que os sócios exijam a sua demissão, tal como aconteceu no passado com Fernando Santos.

in facebook.com
in facebook.com
in facebook.com

Sem comentários: