sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Birdwatching"


Recentemente a Universidade de Aveiro reabilitou a marina de Santiago, de que é proprietária, e construiu um local para a observação de algumas aves migratórias que nidificam nas salinas da ria de Aveiro. A iniciativa é de louvar e permite a todos os amantes da ornitologia e da observação de espécies animais em geral no seu contexto natural.


Aveiro é apenas um dos locais de Portugal que dispões de características excelentes para este fenómeno, designado de "birdwatching". Além da ria de Aveiro, existem outros locais como a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, o Percurso Bioria, em Salreu, pateira de Frossos, pateira de Fermentelos, etc.

Em qualquer um deles podemos observar vários tipo de aves aquáticas, residentes e migratórias, bem como aves de rapina. Alguns exemplos de aves observadas: cegonha, garça-branca, garça-vermelha, garça-real, flamingo, pato-real, pilrito, pé longo, rola do mar, perdiz do mar, poupa, andorinha, galinha d'água, águia sapeira (ou águia cobreira), milhafre preto, entre outras.

Aves na Ria de Aveiro


Um conselho prático para quem aprecia: leve sempre consigo uns binóculos e uma máquina fotográfica ou de filmar. Vai ver que vale a pena!

Sem comentários: