terça-feira, 24 de abril de 2012

Lição de Português: Praceta


"Rua"
(Substantivo feminino)
Via ladeada de casas ou árvores, dentro de uma povoação.
"Praceta"
(Substantivo feminino)
Pequena praça.
"Praça"
(Substantivo feminino)
Lugar público e amplo geralmente rodeado de edifícios e onde desembocam várias ruas.
in www.portoeditora.pt


Agora que estão apresentadas as definições de "rua", "praceta" e "praça", passemos ao tema desta lição de português. A foto abaixo mostra aquela que foi, em tempos, a Praceta Ferreira de Castro. A imagem é clara e óbvia: estamos perante uma praceta. Então, por que carga de água é que agora se chama Rua Dr. Francisco Vale Guimarães?


Continua a ser uma praceta sem saída, excepto para os peões que, agora, têm à sua disposição dois túneis (formados por prédios) por onde circular. O seu tamanho foi alargado, consequência da eliminação de parte de um terreno pertencente a uma moradia, convertido agora em lugares de estacionamento, bem visíveis na foto.

Outra questão que se poderia colocar seria o motivo da substituição do nome da via. Ferreira de Castro, conhecido escritor português, natural de Oliveira de Azeméis (Aveiro), autor de inúmeras obras literárias, parece ter deixado de ser importante, pois perdeu o lugar para o Dr. Francisco José Rodrigues do Vale Guimarães, importante político aveirense falecido em 1986. Seria mais lógico aguardar a construção de uma nova via e conceder o seu nome a título de homenagem póstuma, pois não assisto à substituição de nomes de outras ruas pela cidade. Esta atitude só lembra a mudança do nome da "Ponte Salazar" (sobre o rio Tejo) para "Ponte 25 de Abril"!

Sem comentários: