sexta-feira, 6 de abril de 2012

Corte de créditos finais: Legal ou ilegal?


Sempre ouvi dizer que o corte dos créditos finais* de um filme são ilegais. Admito que procurei saber sobre este assunto, mas não encontrei nada que me elucidasse em relação a esta dúvida. E o que eu mais detesto é que um certo canal português (SIC) continue a usar e abusar deste estratagema para garantir objectivos temporais e de audiências.

Hoje, por exemplo, no final do filme "Rush Hour" ("Hora de Ponta"), cortaram o filme, deixando escapar um detalhe que deu para perceber que se tratavam de cenas cortadas ou enganos, sempre hilariantes. E porque já tinha visto o filme, sei muito bem que nos impediram de ver algo pelo qual qualquer espectador tem o direito de visualizar.

Quantas vezes esperamos pelos créditos para saber o nome de determinado actor/actriz e depois deixam-nos frustrados?

* Os créditos finais são adicionados no final de filmes ou qualquer outro tipo de programa de televisão. A sua função é enumerar toda a equipa de pessoas envolvidas na sua produção. Por vezes, antes, durante ou até no final desta parte particular, são apresentadas cenas extras, bastidores ou aquelas cenas que correm menos bem.

Sem comentários: