sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feliz Páscoa!


A Páscoa é um evento religioso cristão em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação. Esta terá ocorrido numa sexta-feira (Sexta-feira Santa).


Na Sexta-feira Santa os cristãos recordam o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Neste dia, a Igreja convida os fiéis à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de acto de prazer, em respeito e veneração pela morte de Cristo.

Agora, surgem outras questões, começando pela imagem. Por que razão é que o coelho é símbolo da Páscoa? É que os coelhos não põem ovos! Na verdade, o coelho é um símbolo de fertilidade enquanto que os ovos pintados com cores brilhantes representam a luz solar.

Mas para compreendermos melhor, teremos de recuar até à Idade Média onde os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera, ou Esther (em inglês, Easter quer dizer Páscoa). E Ostera é a deusa da Primavera, que segura um ovo na sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida, precisamente o significado profundo da ressurreição.
(in wikipedia.org)

Sem comentários: