domingo, 10 de junho de 2012

Portugal estreia-se no Euro 2012 com derrota

in online24.pt

A selecção nacional estreou-se neste Euro 2012 em jogo frente à gigante Alemanha, uma das candidatas a vencer o euro.


Num jogo marcado essencialmente pelo maior domínio da selecção germânica, em termos de posse de bola (61%), acabou por pertencer a Portugal a melhor oportunidade de golo da 1ª parte, quando Pepe rematou à barra da baliza de Neuer, na sequência de um canto.

Na segunda parte, o jogo foi mais disputado. Já com Nelson Oliveira em campo, foi no entanto a Alemanha que acabou por ser mais feliz e chegar ao golo, por intermédio de Mario Gomez, que fugiu à marcação de Pepe e desfeiteou o guardião Rui Patrício (1-0). O cruzamento sofre ainda um desvio em João Pereira, indo parar à cabeça de Gomez, que não desperdiçou.

A reacção de Portugal foi a melhor e por diversas vezes esteve quase a fazer o empate. Houve, no entanto, também uma grande oportunidade para a Alemanha fazer o segundo golo, num contra-ataque rápido. Mas Portugal continuou à busca do golo e, por duas vezes, teve nos pés de Varela essa possibilidade, que são soube aproveitar. Nani ainda chegou a enviar a bola novamente à trave, num cruzamento largo.

Para rematar, o resultado não espelha totalmente o que se passou em campo e o mais justo seria, no mínimo um empate ou a vitória de Portugal, face às oportunidades claras de golo. Mesmo assim, sou obrigado a dizer que Portugal só mostrou querer ganhar depois de ser ver a perder. Julgo que faltou precisamente esse querer durante o resto da partida em que vimos a Alemanha dominar. Agora, é preciso recuperar e vencer as próximas duas partidas. Nada está perdido, basta lembrar-nos, por exemplo, do Euro 2004 em que a selecção nacional perdeu o primeiro jogo e depois chegou à final.

Sem comentários: